Como manter a equipe motivada em tempos de home office?

A pandemia em razão ao coronavírus trouxe novos desafios para todos e, principalmente, para as empresas que precisaram se adaptar ao rompimento nas atividades presenciais e aderir às práticas do home office.

No post anterior, em que falamos sobre campanhas motivacionais, citamos a importância de um líder para a empresa que tem como objetivo manter os colaboradores motivados a vestir a camisa da organização.

Neste cenário atual é esperado que os times sejam pacientes e mostrem produtividade e união. Exige que o líder seja inovador, pense no próprio negócio e, principalmente, no bem estar de seus funcionários. Mas, como manter a equipe motivada e ainda mais produtiva mesmo com as reestruturações?

O primeiro passo é entender o ponto de vista dos colaboradores, que acabam por sofrer uma mudança brusca de rotina. Com isso, surge ansiedade associada ao medo de perder o emprego já que o home office afeta a aproximação e diminui a conexão entre os profissionais. Além disso, a perda de ritmo de trabalho consistente deve ser considerada, uma vez que a vida doméstica não se descola do dia a dia e acaba por se tornar uma distração.

Listamos abaixo algumas práticas para orientar organizações e líderes.

Mantenha uma comunicação aberta

Um líder precisa estar próximo do seu time e uma boa conversa, mesmo à distância, é a maneira mais eficaz para isso. É importante que a pauta motivação esteja sempre presente e, por isso, perguntar abertamente quais ações poderiam ser tomadas pode ser um caminho.

Alinhar expectativas, ouvir ideias e dúvidas torna o líder uma fonte de informação segura, presente, preocupada e, principalmente, de confiança.

É importante saber que de nada adianta ser fonte de informação e não repassar, por isso, um bom gestor deve compartilhar com a empresa as demandas de seus colaboradores.‍

Se atente a sobrecarga de trabalho e gere ações a partir de conversas

É nítido que quem trabalha em casa, na sua grande maioria, acaba trabalhando mais do que se estivesse no escritório. Por isso, é importante conversar com o time, rever as divisões de atividade, otimizar os processos e reorganizar os fluxos de trabalho.

Criar ações motivacionais pode significar, para a equipe, trabalhar com uma rotina personalizada com horários e prazos flexíveis, cumprindo ainda os objetivos da companhia.

Reduza a burocracia

Existem processos e regras que precisam ser executados, mas no home office, certas burocracias e hierarquias podem comprometer a agilidade. Um colaborador que precisa esperar uma aprovação e autorização para que prossiga seu trabalho, pode ficar desmotivado se não puder proceder sem ela.

Para explicar, existe o conceito empowerment, que visa descentralizar poderes e oferecer aos colaboradores autonomia, responsabilidade e maior poder e participação.

Dar autonomia e delegar atividades faz com que seus colaboradores sintam que a opinião deles também faz parte das tomadas de decisões e isso é um tópico inquestionável quando falamos de motivação e engajamento.

Proponha feedbacks consistentes e recorrentes

Para o sucesso na rotina de home office, uma das funções mais importantes do líder é desenvolver pessoas e, por isso, o feedback é crucial, já que cria um ambiente colaborativo, transparente e seguro para todos.

Dito isso, para garantir a motivação de cada um, seja ela pessoal ou profissional, identificar características que precisam de qualificações e vulnerabilidades a serem aperfeiçoadas é um bom caminho.

Ou seja, um plano de desenvolvimento, construído em parceria com o colaborador, pode atender tanto às necessidades da companhia quanto às realizações do profissional.

Reconheça os seus colaboradores

A Element Pré-Pagos propõe a seus clientes soluções financeiras e uma delas é voltada para o cenário de reconhecimento e bonificações, mesmo que o cenário atual seja delicado.

Mas, reconhecer não diz respeito somente a financeiro. Um líder pode usar de outras ações para valorizar o colaborador. Um elogio pode significar muito para quem recebe e servir de exemplo para quem ouve. Boas práticas de empatia podem ser um diferencial neste novo momento.

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